top of page

Trilha rápida para Pedra dos Cadetes e Pedra da Galinha

Atualizado: 19 de mar.



A Pedra dos Cadetes e Pedra da Galinha (fica no percurso) pertencem ao Parque Nacional da Serra dos órgãos (PARNASO) e é localizado na cidade de Teresópolis. É uma trilha acessível tanto no nível de dificuldade quanto de localização, pois é possível chegar de ônibus local inclusive.

A Pedra dos Cadetes possui 1.330m de altitude, que pode ser acessado através de caminhada moderada com alguns lances de escalaminhada pelos seus 2km ida e volta. A Pedra da Galinha está em torno de 1.290m e é aproximadamente após caminhar 80% do caminho.

Travessia Cobiçado x Ventania
Resumo Pedra dos Cadetes e Pedra da Galinha

* Os dados sobre "Dificuldade Média" são baseados no documento oficial da FERMEJ (Federação de Esportes de Montanha do Estado do Rio de Janeiro), clique aqui e saiba mais sobre a Metodologia de Classificação de Trilhas.

 

O que você vai encontrar neste post?


 

Qual a melhor época para realizar a trilha da Pedra dos Cadetes e Pedra da Galinha?


A melhor época é durante a Temporada de Montanha que vai de abril a setembro, isso porque tendemos a ter dias mais secos (sem chuvas e raios) e abertos, tornando mais segura a conquista. Não é impeditivo ir fora dessa época desde que consiga uma boa janela de tempo.


Como é a trilha para Pedra dos Cadetes e Pedra da Galinha?


A trilha começa na Est. Abelardo de Cunha, sendo possível parar o carro ou chegar por ônibus. Além de ter a opção de se chegar a Pedra dos Cadetes por trilha, é possível também por escalada, porém não é o intuito desse post. A trilha possui um percurso rápido, então não há uma necessidade de começar cedo, sendo possível inclusive assistir ao nascer ou pôr do sol lá sem grandes esforços.


A trilha é constantemente íngreme, porém no início está dentro da mata e depois está com alta exposição solar. Dependendo de quão seco estiver, a trilha pode ficar bem erodida e consequentemente escorregadia, principalmente na descida (bastões de caminhada irão te auxiliar). Por esse motivo e pelas escalaminhadas está classificada como moderada mesmo sendo com baixa quilometragem e ascensão.

Após cerca de 15 minutos, começam alguns lances de escalaminhada e em 30minutos você já estará na Pedra da Galinha. Ela faz parte do caminho até chegar nos Cadetes, mas caso queira, pode parar nessa altitude e contemplar a natureza.



Caso queira seguir até a Pedra dos Cadetes, continue a caminhada. Nesse trecho o mato pode estar um pouco mais alto e alguns pequenos trechos de escalaminhada. A dica é ir protegido para evitar cortes e arranhões durante a trilha. É possível continuar o caminho e fazer um circuito ou até uma travessia, porém o nosso ponto final foi na Pedra dos Cadetes.


É possível visualizar diversos cumes incríveis do Parque Nacional da Serra dos Órgãos, Parque Estadual dos Três Picos, Parque Municipal das Motanhas de Teresópolis, além da cidade de Teresópolis. Podem ver mais detalhes nas fotos com os nomes das montanhas que são vistas da Pedra dos Cadetes.


Vale ressaltar acima: Pedra da Tartaruga, Pedra do Camelo, Torres de Bonsucesso, Pedra da Ermitage, Seio da Mulher de Pedra, Pico Menor, Médio, Maior e Capacete que pertencem em ao PMMT e PETP.


Vale ressaltar abaixo: Dedo de Deus, Cabeça de Peixe, Nariz e queixo do frade, Pedra da Cruz, São Pedro e Pedra do Papudo que pertencem ao PARNASO.


 

Orientações finais:

  • Informe-se sobre as normas e regulamentos dos locais que vai visitar;

  • Caminhe somente pelas trilhas! Atalhos são perigosos e degradam o ambiente;

  • Deixe cada coisa em seu lugar! Não risque pedras ou troncos de árvores;

  • Respeite a fauna e a flora: observe animais à distância, não os alimente, não cace nem colete espécies;

  • Não faça fogueiras!

  • Cuide do lixo que você produz até chegar a um ponto de coleta;

  • Leve materiais de primeiros socorros;

  • Informe às autoridades em caso de acidente;

  • Não é permitido transitar com animais domésticos nas unidades de conservação.



🔗 Links que podem te ajudar:

2 comentários

2 ความคิดเห็น


André Luiz
André Luiz
30 มิ.ย. 2566

Como sempre um post super detalhado e completo! O blog inteiro é um super guia com a compilação de todos os detalhes e dicas dos principais picos do RJ e do Brasil!! Incrível Fer🙂😆

ถูกใจ
oisoulaventureira
oisoulaventureira
04 ก.ค. 2566
ตอบกลับไปที่

obrigada ! sim, é o objetivo mesmo!

ถูกใจ

Quem escreve?

Fernanda Diva sorrindo sobre uma montanha de nevada

Fernanda Diva

Design sem nome (18).png

Sou montanhista, viajante, cientista, escoteira, nômade digital, criadora de conteúdo outdoor & fundadora da SOUL AVENTUREIRA. Falo aqui sobre trekking, camping, escalada, montanhas, cachoeiras, praias e muita informação sobre o universo outdoor. 
Acompanhe minhas aventuras
@soul.aventureira!

Aproveite os descontos!

Curso Vivências Outdoor

G0384793_1597165029915(1)_edited.jpg

Fique por dentro!

Seja avisado sobre novas aventuras! Prometo que você só vai receber conteúdo que vale a pena!

Obrigado(a) pela inscrição! Faça parte também da Comunidade Aventureira: clique aqui!

Informações, Equipos e Técnicas

1/3
bottom of page