top of page

Trilha de fácil acesso em Teresópolis: Dois Bicos

Atualizado: 3 de set.



Os Dois Bicos pertencem ao Parque Estadual dos Três Picos (PETP), a trilha tradicional leva ao Bico Maior, sendo que o para atingir o Bico menor é por meio de escalada. A entrada dessa trilha fica em Teresópolis no Vale das Sebastianas no Estado do Rio de Janeiro.

Além de ser uma trilha acessível, possui um visual inesquecível com seus 1.507m de altitude, o Bico menor possui 1.400m. Eles também são conhecidos como Frade e Freira, possuem uma formação muito bonita, além do visual do seu cume. É possível visualizar o Pico Menor, Médio e Maior, Capacete, Seio da Mulher de Pedra, Vale dos Frades, Torres de Bonsucesso, Anta mãe e filha, Cabritos, entre muitos outros incríveis. Inclusive, neste cenário foi gravada a minissérie Memorial Maria Moura da Rede Globo.


Travessia Cobiçado x Ventania
Resumo Dois Bicos

* Os dados sobre "Dificuldade Média" são baseados no documento oficial da FERMEJ (Federação de Esportes de Montanha do Estado do Rio de Janeiro), clique aqui e saiba mais sobre a Metodologia de Classificação de Trilhas.

 

O que você vai encontrar neste post?


› Qual a melhor época para subir os Dois Bicos?

› Como é a trilha para os Dois Bicos?

› Orientações finais

 

Qual a melhor época para subir os Dois Bicos?


A melhor época é durante a Temporada de Montanha que vai de abril a setembro, isso porque tendemos a ter dias mais secos (sem chuvas e raios) e abertos, tornando mais segura a conquista. Não é impeditivo ir fora dessa época desde que consiga uma boa janela de tempo.


Vale das Sebastianas nome cumes
Vale das Sebastianas

Como é a trilha para os Dois Bicos?


A Trilha para os Dois Bicos é considerada leve com 7km ida e volta (variando de onde você parar o carro) e você irá encontrar caminhadas com leves subidas e descidas. O caminho é super agradável, sendo acessível, a maior dificuldade seria a orientação e a alta exposição solar. A trilha primeiramente vai percorrendo uma área de pasto, passando por quatro porteiras e duas cercas (algumas estarão abertas e outras será necessário pular). Você irá passar próximo do gado, então é importante manter o distanciamento e respeito por eles.


Após cerca de 1h nesse caminho, você chegará na trilha batida que levará cerca de 30min até o cume. A trilha é fácil, somente é estreita e tem uma pequena pedra para transpor, mas não é necessário corda.



O cume do Bico Maior é realmente incrível e bem imponente, considero um dos mais bonitos onde a trilha é mais acessível. Além de ser lindo ver os Dois BIcos, é muito bonito ver o visual do cume também. Possui livro de cume e um amplo espaço para contemplar as montanhas vizinhas principalmente que pertencem aos Três Picos. Recomendo começar a trilha cedo por causa da alta incidência solar, mas não é nada impeditivo começar mais tarde. Uma dica é passar na Cachoeira dos Frades após terminar a trilha para um banho gelado.


Bico Maior  nome dos cumes
Bico Maior


 

Orientações finais

  • Informe-se sobre as normas e regulamentos dos locais que vai visitar;

  • Caminhe somente pelas trilhas! Atalhos são perigosos e degradam o ambiente;

  • Deixe cada coisa em seu lugar! Não risque pedras ou troncos de árvores;

  • Respeite a fauna e a flora: observe animais à distância, não os alimente, não cace nem colete espécies;

  • Não faça fogueiras!

  • Cuide do lixo que você produz até chegar a um ponto de coleta;

  • Leve materiais de primeiros socorros;

  • Informe às autoridades em caso de acidente;

  • Não é permitido transitar com animais domésticos nas unidades de conservação.

🔗 Links que podem te ajudar:

0 comentário

Quem escreve?

Fernanda Diva sorrindo sobre uma montanha de nevada

Fernanda Diva

Design sem nome (18).png

Sou montanhista, viajante, cientista, escoteira, nômade digital, criadora de conteúdo outdoor & fundadora da SOUL AVENTUREIRA. Falo aqui sobre trekking, camping, escalada, montanhas, cachoeiras, praias e muita informação sobre o universo outdoor. 
Acompanhe minhas aventuras
@soul.aventureira!

Aproveite os descontos!

Curso Vivências Outdoor

G0384793_1597165029915(1)_edited.jpg

Fique por dentro!

Seja avisado sobre novas aventuras! Prometo que você só vai receber conteúdo que vale a pena!

Obrigado(a) pela inscrição! Faça parte também da Comunidade Aventureira: clique aqui!

Informações, Equipos e Técnicas

1/3
bottom of page