top of page

O que é temporada de montanha?

Atualizado: 22 de dez. de 2023



A Temporada de Montanha que tanto escutamos falar é a época ideal para fazermos nossas atividades de montanha que tanto amamos, e o mais interessante é que essa temporada varia no mundo inteiro, por isso se você é amante de atividades na montanha, é muito importante que você verifique isso antes de viajar para algum lugar, principalmente em outros países.


Por exemplo, no Hawaii, o inverno é a temporada do surf, onde chove mais, já o verão é a temporada do mergulho, onde faz mais sol e os dias são mais longos. Logo, se você quer mergulhar, não faz sentido ir no verão. Nas montanhas não é diferente, elas também são influenciadas pela época de chuva e seca. Aqui no Brasil, a melhor época é o inverno, isso porque aqui no Brasil o inverno possui clima seco e com poucas chuvas, ou seja, menor chance de tempestades elétricas e chuvas fortes dificultarem a trilha, com maior probabilidade de curtir com o clima mais confortável e maiores chances de comtemplar as paisagens, nasceres e pôr do sol incríveis. As trilhas com escalaminhadas, pernoite e principalmente com lances técnicos de escalada ficam mais seguras no inverno.


Mas isso significa que não posso subir montanha no verão no Brasil?

Não, significa que a chance de você conseguir uma janela de sol grande o suficiente para realizar tal atividade vai ser mais difícil, mas não impossível. A temperatura menor também é mais confortável para trilhas mais pesadas, principalmente com ganho de elevação, pois quando muito quente se torna mais difícil, principalmente em lugares muito quentes como o Rio de Janeiro. Não só no Brasil, mas no mundo todo é super comum termos eventos de montanhismo para essa abertura de e fechamento de temporada, que variam com conteúdos de educação teórica até atividades mais práticas. No geral, a gente considera no Brasil a temporada de Abril a Setembro (puxamos um pouquinho do outono), ou seja, esses seriam os meses em que a probabilidade de realizar as atividades de montanha seriam maiores. Ainda assim, é necessário ficar atento a previsão do tempo, principalmente por que, com as mudanças climáticas, o clima se tornou mais instável em diversas regiões. Nunca vá fazer uma trilha antes de verificar a previsão do tempo!


Temporada de Montanha na prática:


Durante a Travessia Petrópolis x Teresópolis em que eu realizei no início de abril, não pegamos chuva, estava bem seguro, porém era comum o céu ficar nublado e por isso não conseguimos ver nenhum nascer ou pôr do sol.



Já na Travessia Petrópolis x Teresópolis em que eu realizei em agosto, não pegamos chuva e tudo estava bem seguro, com o céu espetacular e conseguimos ver nascer e pôr do sol.


0 comentário

Comments


Quem escreve?

Fernanda Diva sorrindo sobre uma montanha de nevada

Fernanda Diva

Design sem nome (18).png

Sou montanhista, viajante, cientista, escoteira, nômade digital, criadora de conteúdo outdoor & fundadora da SOUL AVENTUREIRA. Falo aqui sobre trekking, camping, escalada, montanhas, cachoeiras, praias e muita informação sobre o universo outdoor. 
Acompanhe minhas aventuras
@soul.aventureira!

Aproveite os descontos!

Curso Vivências Outdoor

G0384793_1597165029915(1)_edited.jpg

Fique por dentro!

Seja avisado sobre novas aventuras! Prometo que você só vai receber conteúdo que vale a pena!

Obrigado(a) pela inscrição! Faça parte também da Comunidade Aventureira: clique aqui!

Informações, Equipos e Técnicas

1/3
bottom of page