top of page

Trilha para os Picos Menor e Médio no Parque Estadual dos Três Picos

Atualizado: 30 de abr.


Picos Menor e Médio Parque Estadual dos Três Picos

Os Picos Menor e Médio pertencem ao Parque Estadual dos Três Picos (PEPT), que em conjunto com o Pico Maior deram origem ao nome do parque. A entrada dessa trilha fica em Nova Frigurgo no estado do Rio de Janeiro e essa região é muito conhecida como Salinas pelos escaladores.


Com aproximadamente 2.280m de altitude, o visual dos cumes é surreal, além de ser uma trilha bem desafiadora e divertida. É possível visualizar a Caledônia, Rosto e Seio da Mulher de Pedra, Três Municípios, Caixa de Fósforo, Branca de Neve, Pico Maior (só escalada), Pedra da Ermitage, Cabeça de Dragão, Vale dos Deuses e Vale dos Frades, o Rio de Janeiro no fundo e inclusive a Serra dos Órgãos! Tudo vai depender da visibilidade do dia (inclusive, no canal Soul Aventureira têm muitos vídeos dessas trilhas).


Resumo Picos Menor e Médio

* Os dados sobre "Dificuldade Média" são baseados no documento oficial da FERMEJ (Federação de Esportes de Montanha do Estado do Rio de Janeiro), clique aqui e saiba mais sobre a Metodologia de Classificação de Trilhas.

 

O que você vai encontrar neste post?


 

Qual a melhor época para subir os Picos Menor e Médio?


A melhor época é durante a Temporada de Montanha que vai de abril a setembro, isso porque tendemos a ter dias mais secos (sem chuvas e raios) e abertos, tornando mais segura a conquista. Não é impeditivo ir fora dessa época desde que consiga uma boa janela de tempo.


Nome das montanhas Picos Menor e Médio Parque Estadual dos Três Picos
Nome das Montanhas

Como é a trilha para os Picos Menor e Médio?


A Trilha para o Pico Menor e Médio é considerada pesada com 8.5km e você irá encontrar escalaminhadas, rapéis, escalada ou ascensão e caminhada em lajedos de pedra com exposição. Recomendado estar com bom preparo físico e ir com um guia local ou com alguém experiente que conheça a região e saiba utilizar os procedimentos adequados em cada situação.



Na época em que fomos, a área de camping estava fechada então ficamos fora do parque e por isso, nossa trilha começou mais abaixo. Caminhamos cerca de 1.5km em estrada de chão até o Vale do Toledo para atingir o início da trilha que durou cerca de 30min. Uma caminhada muito deliciosa já que estávamos cercados por montanhas. Nesse caso, se você realizar o mesmo, precisa se atentar a alta exposição na maior parte desse percurso.


No início, a trilha é bem tranquila, uma leve subida e cruzamos córregos de água (caso precise reabastecer sua água, essa é a hora). Após uma caminhada de mais 30min, chegamos a bifurcação do Pico Maior e seus dois companheiros Pico Menor e Médio.



Nesse segundo trecho da trilha, não existem muitos obstáculos e só seguir caminhando, mas aproveite para acordar o corpo, porque maiores desafios estarão à frente.



Quando atingimos essa parede (em torno de 7m) colocamos os equipamentos de segurança para começar a aventura. A parede é bem aderente, seguimos por uma outra em seguida até encontrar a trilha. Nesse caso, preferimos continuar utilizando a corda de apoio, já estávamos com ela. Inclusive, foi importante para utiliza-la logo depois, pois a trilha estava bem erodida e escorregando muito.


Depois desse trecho, seguimos por uma trilha bem exposta contornando o Pico Menor para começar sua subida. Durante esse percurso a trilha estava bem fechada, é possível que você não a encontre dependendo da época que for, por isso, evite também ir com coisas penduradas. Esses trechos que não estavam incidindo sol, também estavam bastante enlameados.


Seguimos caminhando até atingir a via ferrata que nesse caso é formada por degraus fincados na rocha. Aqui, eu permaneci com a segurança para subir, sendo um trecho exposto com um grande precipício atrás, quanto mais eu puder diminuir o risco, melhor.


Depois da via ferrata, não tem muito como escapar da exposição, e a atenção e o cuidado foram nossos maiores aliados. Durante a subida final, infelizmente foi sobre confiar nos meus movimentos e nos tufos de vegetação que estavam na rocha para tentar estabilidade e alguma aderência.


Haviam trechos bem escorregadios mesmo não estando em época de chuva, não havia bons pontos de ancoragem natural e muito menos pontos de proteção fixa. Na foto, é possível ver um pouco do caminho que passamos, focamos totalmente na nossa segurança, por isso não há muitos registros, com exceção desse lance final para atingir o cume do Pico Menor.



 Chegando aqui, pode comemorar e se dar os parabéns! Sinal de que você alcançou o cume do Pico Menor com 2.260m de altitude, Aproveite muito, sinta a natureza, aprecie a beleza desse lugar e reponha suas energias porque independente da sua próxima decisão, você vai precisar dela.


Nome das montanhas Picos Menor e Médio Parque Estadual dos Três Picos

Nesse ponto, você pode decidir se quer voltar o caminho (realmente cogitamos isso) ou ir até o Pico Médio. Eu estava muito cansada e receosa da trilha até o Médio ser parecida com a do Menor, mas não é! Se você chegar até o Menor, você vai achar até o Médio bem tranquilo (não que seja fácil, mas comparando com o que você já caminhou, sim).

 

Percurso Pico Menor até o Médio


Para atingir o Médio, descemos um rapel de aproximadamente 30m. Lembre-se que na volta você terá que subir essa parede (seja escalando, prussicando ou estilo batman) é íngreme, mas menos que a volta da Pedra do Garrafão por exemplo.



Por fim, subimos margeando a pedra, onde existe exposição, mas bem menos, com mais agarras e eu senti mais a rocha para a subida. Saindo do Menor, até atingir o Médio demoramos 30min, de fato é mais acessível que o trajeto que passamos anteriormente.


Aqui, mais uma comemoração, alcançamos o Pico Médio com seus 2.280m de altitude!




Essas duas trilhas foram muito emocionantes para mim em diversos aspectos e a maioria das pessoas que converso também falaram que se sentiram assim. Desde o percurso da entrada da trilha até o Pico Médio foram em torno de 4h de subida. Na placa dizia 7h ida e volta e realmente demoramos em torno disso.


⚠ Apenas cuidado para não se prolongar muito, recomendo que passe dos trechos críticos com luz do sol.


 

Orientações e Recomendações para subir o Pico Menor e Médio

  • Leve lanche reforçado por se tratar de uma atividade longa;

  • Procure ir leve para conseguir fazer a trilha e escalar com uma melhor performance;

  • É necessário levar alguns equipos extras, dependendo se estará como participante ou com guia.


Recomendações:

  • Para conhecer a região de Nova Friburgo fiquei hospedada no Refúgio dos Três Picos e foi uma experiência incrível. Todos foram incríveis, simpáticos e acolhedores, o chalé é uma gracinha, a comida deliciosa e também falam muito bem da cerveja produzida artesanalmente. Ainda tivemos a honra de ouvir várias histórias do Zezão contando sobre a época em que ele escalava com corda de sisal lais de guia. Se tiverem a oportunidade, é super válido conhecer. Fiquei com eles por três dias e conhecemos: Cabeça de Dragão, Pico Menor e Médio e Morro do Gato.


🔗 Links que podem te ajudar:

4 comentários

4 Comments


Esses picos são realmente fantásticos, os meus preferidos do PETP até agora. Fui duas vezes, fico até chateado quando vejo a galera que chega até o Pico Menor optar por não ir ao Pico Médio por receio, pois basta ter uma corda de 30 metros e cuidado ao ancorá-la, com cuidado e estando seco dá pra descer até o colo ou subir no estilo batman, sendo que é até fácil em comparação à conquista do Pico Menor.

Like
oisoulaventureira
oisoulaventureira
Apr 19, 2023
Replying to

Ah sim, faz super sentido :) Já quero saber quando for no dedo

Like

Quem escreve?

Fernanda Diva sorrindo sobre uma montanha de nevada

Fernanda Diva

Design sem nome (18).png

Sou montanhista, viajante, cientista, escoteira, nômade digital, criadora de conteúdo outdoor & fundadora da SOUL AVENTUREIRA. Falo aqui sobre trekking, camping, escalada, montanhas, cachoeiras, praias e muita informação sobre o universo outdoor. 
Acompanhe minhas aventuras
@soul.aventureira!

Aproveite os descontos!

Curso Vivências Outdoor

G0384793_1597165029915(1)_edited.jpg

Fique por dentro!

Seja avisado sobre novas aventuras! Prometo que você só vai receber conteúdo que vale a pena!

Obrigado(a) pela inscrição! Faça parte também da Comunidade Aventureira: clique aqui!

Informações, Equipos e Técnicas

1/3