top of page

Torres de Bonsucesso: O composto incrível de torres naturais no Parque Estadual dos Três Picos

Atualizado: 19 de mar.



Torres de Bonsucesso pertence ao Parque Estadual dos Três Picos (PETP) e tem um visual icônico, além da sua própria formação ser surpreendente. A entrada dessa trilha fica em Bonsucesso, em Teresópolis, no estado do Rio de Janeiro.  A gente não tem as Torres del Paine, mas temos as Torres de Bonsucesso brasileira, que não deixam nada a desejar.


As torres mais conhecidas desse composto são: Ferro de Passar (1.630m), Central (1.860m) e Maior (2.000m), mas ainda existe a possibilidade de ir até as Torres Ocultas e a Torre Sul também. O complexo das Torres formam esse paredão vertical que se estende por todo o Vale do Lúcio.


Trilha Torres de Bonsucesso
Resumo Torres de Bonsucesso

* Os dados sobre "Dificuldade Média" são baseados no documento oficial da FERMEJ (Federação de Esportes de Montanha do Estado do Rio de Janeiro), clique aqui e saiba mais sobre a Metodologia de Classificação de Trilhas.

 

O que você vai encontrar neste post?


Qual a melhor época para visitar Torres de Bonsucesso?

 

Qual a melhor época para visitar Torres de Bonsucesso?


A melhor época é durante a Temporada de Montanha que vai de abril a setembro, isso porque tendemos a ter dias mais secos (sem chuvas e raios) e abertos, tornando mais segura a conquista. Não é impeditivo ir fora dessa época desde que consiga uma boa janela de tempo.


Como é a trilha para Torres de Bonsucesso?


A trilha para Torres de Bonsucesso é considerada pesada pela caminhada extensa e íngreme, com escalaminhadas, exposição, elevação e mata fechada. O percurso de ida e volta pode não parecer grande já que fica em torno de 7km, porém leve em consideração a diferença de altitude.


É recomendado um guia local ou ir com pessoas que já conhecem o o percurso inteiro, principalmente pelo fato da trilha não ser muito demarcada.


⚠ O caminho não possui água! Então leve quantidade suficiente para ida e volta.


É recomendando também a completa proteção com calças e blusas de manga comprida, óculos e chapéu, pois a trilha tem muita exposição solar. Caso tenha o costume de utilizar bastões de caminhada, vale a pena levar, principalmente por causa da descida. Existem trechos que podem estar bem erodidos e ele irá ajudar bastante.



As trilhas do PETP, no geral, tendem a ser mais fechadas por serem menos conhecidas e frequentadas. A chance de você realizar uma trilha no PETP e não encontrar ninguém, em comparação com o PARNASO, por exemplo, é bem maior. Gosto de dizer que ele é um parque mais selvagem, uma comparação parecida com o Parque Nacional da Tijuca e o Parque Estadual da Pedra Branca no estado do RJ.


Após aproximadamente 1h de subida na floresta, a trilha se abre e é possível começar a observar mais mirantes. A trilha possui uma subida constante, passando por mata fechada, capim navalha, samambaias e muitos mirantes incríveis.

Após 2km de trilha você chegará no Ferro de Passar Roupa, com 1.630m de altitude, e nesse ponto é possível ver o Vale do Lúcio e também 360º das torres. A trilha segue ao seu lado, rumo à Torre Central.



Seguimos a trilha até Mirante da Torre Central, vale subir até o mirante, recomendo só tomar cuidado caso a trilha esteja muito erodida. Logo a seguir, passamos pela famosa Pedra Entalada, há quem suba, eu não fui e não recomendo se for sem equipamentos de segurança.


Trilha Torres de Bonsucesso
Mirante da Torre Central

Após mais subida e depois de ter ultrapassado 800m de ascensão, você chegará ao Cume da Torre Central com seus 1.860m de altitude. Lá existe o livro de cume, então aproveite muito o local e deixe sua mensagem de agradecimento. Lembrando que ainda existem as Torres Ocultas na direção oposta a da Torre Central, ou seja, tem muito o que explorar na região.



Caso queira seguir sua aventura, caminhe por mais 1km até a Torre Maior. Essa trilha tem um pouco mais de escalaminhada e haviam cordas auxiliares em alguns trechos (⚠ sempre teste antes de usar e de preferência utilize apenas como auxílio).


Após caminhar por quase 1h, você chegará aos 2.000m de pura natureza selvagem e beleza natural. Também existe livro de cume aqui, então não se esqueça de assinar a aproveitar muito esse lugar maravilhoso!




Nessa Torre, além da exposição ser maior, venta muito, então recomendo um cuidado extra, principalmente se estiverem em um grupo grande.


 

Orientações para trilha Torres de Bonsucesso

  • Informe-se sobre as normas e regulamentos dos locais que vai visitar;

  • Caminhe somente pelas trilhas! Atalhos são perigosos e degradam o ambiente;

  • Deixe cada coisa em seu lugar! Não risque pedras ou troncos de árvores;

  • Respeite a fauna e a flora: observe animais à distância, não os alimente, não cace nem colete espécies;

  • Não faça fogueiras!

  • Cuide do lixo que você produz até chegar a um ponto de coleta;

  • Leve materiais de primeiros socorros;

  • Informe às autoridades em caso de acidente;

  • Não é permitido transitar com animais domésticos nas unidades de conservação.


🔗 Links e informações que podem te ajudar:

1 comentário

1 Comment


André Luiz
André Luiz
May 16, 2023

ótimo texto, muito explicativo e com muitas fotos de todos os trechos da trilha! Obrigado pelo esforço e pela qualidade do conteúdo Fer. Está incrível!!😊

Like

Quem escreve?

Fernanda Diva sorrindo sobre uma montanha de nevada

Fernanda Diva

Design sem nome (18).png

Sou montanhista, viajante, cientista, escoteira, nômade digital, criadora de conteúdo outdoor & fundadora da SOUL AVENTUREIRA. Falo aqui sobre trekking, camping, escalada, montanhas, cachoeiras, praias e muita informação sobre o universo outdoor. 
Acompanhe minhas aventuras
@soul.aventureira!

Aproveite os descontos!

Curso Vivências Outdoor

G0384793_1597165029915(1)_edited.jpg

Fique por dentro!

Seja avisado sobre novas aventuras! Prometo que você só vai receber conteúdo que vale a pena!

Obrigado(a) pela inscrição! Faça parte também da Comunidade Aventureira: clique aqui!

Informações, Equipos e Técnicas

1/3
bottom of page