top of page

Trilha para Pedra de São Pedro na Serra dos Órgãos

Atualizado: 19 de mar.


Trilha para Pedra de São Pedro no PARNASO Serra dos Órgãos

A Pedra de São Pedro pertence ao Parque Nacional da Serra dos Órgãos (PARNASO) e sua subida é feita pela sede de Teresópolis. Considerado um dos cumes mais incríveis da Serra dos Órgãos, a Pedra de São Pedro possui 2.160m de altitude e ainda é pouco conhecida e explorada, podendo ser acessada através de caminhada pesada (ou moderada se você já estiver acostumado com trilhas fortes).


Resumo da trilha para Pedra de São Pedro no PARNASO Serra dos Órgãos
Resumo Pedra de São Pedro

* Os dados sobre "Dificuldade Média" são baseados no documento oficial da FERMEJ (Federação de Esportes de Montanha do Estado do Rio de Janeiro), clique aqui e saiba mais sobre a Metodologia de Classificação de Trilhas.

 

O que você vai encontrar neste post?


 

Como chegar até a Pedra de São Pedro?


Essa aventura pode ser realizada de duas formas:


Opção 1: Bate e Volta

Você pode fazer todo o caminho em um dia e voltar no mesmo dia, relato deste post onde fiz São Pedro e Papudo no mesmo dia em um desvio na trilha da Pedra do Sino.


Opção 2: Em 2 dias com pernoite

Você pode pernoitar no Abrigo 4, após fazer a trilha da Pedra do Sino, e no dia seguinte (ou no mesmo dia) fazer o ataque até a Pedra de São Pedro, voltando todo o caminho no dia seguinte.

Cada um deles tem suas vantagens e desvantagens, o bate e volta exige mais do físico e é necessário um ritmo mais acelerado de caminhada, mas se você tiver disposição e bom preparo físico é ótimo também dessa forma. Já na segunda opção, é possível fazer tudo com mais calma, porém você carrega mais peso e exige mais tempo, onde algumas pessoas podem não ter esse tempo, porém eu diria que é mais acessível dessa forma. São, aproximadamente, 25km de caminhada, ida e volta, então é importante levar essa distância em consideração.

Lembre-se que antes de fazer a trilha é necessário dar entrada no PARNASO e assinar o termo de risco/responsabilidade e ao fim da trilha passar lá novamente para dar baixa.



Qual a melhor época para visitar a Pedra de São Pedro?


A melhor época é durante a Temporada de Montanha que vai de abril a setembro, isso porque tendemos a ter dias mais secos (sem chuvas e raios) e abertos, tornando mais segura a conquista. Não é impeditivo ir fora dessa época desde que consiga uma boa janela de tempo.



Como é a trilha para a Pedra de São Pedro na Serra dos Órgãos?


O objetivo é chegar ao cume da Pedra de São Pedro, porém para chegar até lá é necessário realizar a trilha da Pedra do Sino. Chegamos ao parque assim que ele estava abrindo para conseguirmos aproveitar cada minuto do dia.


A trilha da Pedra do Sino é conhecida como “Caminho do Boi”, isso porque é uma trilha sinuosa com baixo grau de inclinação que segue subindo por 11km. É considerada uma trilha fácil (ou moderada caso você não esteja acostumado) comparada com as demais da região.



Se você decidir fazer no estilo bate e volta, é necessário ir num ritmo mais acelerado, pois esse é o trecho que será possível acelerar o ritmo, ondo o caminho é bem demarcado, conhecido, aberto e com baixo grau de dificuldade. Você pode fazer o desvio para encurtar sua trilha pelo Paredão Paraguaio (mais informações no post completo da Travessia da Neblina).


Depois de cerca de 3h você chegará na bifurcação da Pedra do Sino e Abrigo 4. A trilha para Pedra de São Pedro começa por trás do Abrigo 4 até a Pedra da Baleia, então aproveite para descansar um pouco e, de fato, começar a aventura.



A caminhada a partir desse ponto é pouco sinalizada, trechos mais expostos, mata fechada e lajedo de pedra. Lembre-se que você já terá caminhado quase 10km e irá descer para ascender até o cume.


Recomendo ir com um guia local ou com pessoas que já frequentaram o lugar e realmente não só sabem o caminho, mas também saberão utilizar as técnicas necessárias para seguir.


Após passar pelo Abrigo 4, você chegará na Pedra da Baleia e aí sim, começar a trilha para Pedra de São Pedro. Na época em que eu fui estava bem erodida e fechada.


Cuidado com a alta exposição solar a partir desse ponto, que irá permanecer até a volta ao Abrigo 4.


Após a caminhada de aproximação, chega a hora de subir o lajedo de pedra. Me lembrou bastante a inclinação da Pedra da Branca de Neve e não é necessário equipamentos de escalada. É possível subir de bota desde que ela seja aderente, eu estava com a minha sapatilha de escalada, por estar receosa com esse trecho, então decidi usar a sapatilha, mas a maior parte do caminho você caminha em pé.

Depois de uma longa caminhada você chega nesse paraíso pouco conhecido. É possível através da Pedra de São Pedro observar a Pedra do Sino, Morro do Açú, Papudo, Pedra do Garrafão, Agulha do Diabo, Portais de Hércules, Big 4, São João, Três Picos e é muita beleza. Após aproveitar e assinar seu livro de cume, lembre-se que tem todo o caminho de volta.


 

Orientações para Pedra de São Pedro


⚠ Antes de visitar o PARNASO é importante conhecer as Regras de Uso Público do PARNASO e algumas normas de conduta consciente em áreas protegidas.



🔗 Links que podem te ajudar:

  • Localização: clique aqui para ver no maps

  • Para acessar a área de montanha é necessário o preenchimento do Termo de Conhecimento de Riscos: clique aqui para acessar

  • Não é permitida a entrada e a permanência de animais domésticos no PARNASO

  • ICMBIO PARNASO - Serra dos Órgãos: clique aqui para acessar

  • Informações, Valores e Agendamentos no PARNASO: clique aqui para acessar


10 comentários

10 Comments


Lugar lindo e com vista espetacular para a imponente agulha do diabo, de um ângulo privilegiado, de onde é possível avistar até a urna do seu livro de cume. Eu realmente não consigo entender como esse lugar é pouco frequentado. Acho muito legal vc nomear nas fotos picos pouco conhecidos como o Eco, solidão e outros. Parabéns mais uma vez!


Like
oisoulaventureira
oisoulaventureira
May 05, 2023
Replying to

amei !

Like

André Luiz
André Luiz
Apr 19, 2023

Mais um post incrível e detalhado, com muitas dicas, mapas e vídeo. Parabéns pelo conteúdo Fer

Like
oisoulaventureira
oisoulaventureira
Apr 19, 2023
Replying to

Obrigada André ! Estou muito feliz que está curtindo tudo. Quero saber quando for conhecer. Já tem algumas preferidas?

Like

Quem escreve?

Fernanda Diva sorrindo sobre uma montanha de nevada

Fernanda Diva

Design sem nome (18).png

Sou montanhista, viajante, cientista, escoteira, nômade digital, criadora de conteúdo outdoor & fundadora da SOUL AVENTUREIRA. Falo aqui sobre trekking, camping, escalada, montanhas, cachoeiras, praias e muita informação sobre o universo outdoor. 
Acompanhe minhas aventuras
@soul.aventureira!

Aproveite os descontos!

Curso Vivências Outdoor

G0384793_1597165029915(1)_edited.jpg

Fique por dentro!

Seja avisado sobre novas aventuras! Prometo que você só vai receber conteúdo que vale a pena!

Obrigado(a) pela inscrição! Faça parte também da Comunidade Aventureira: clique aqui!

Informações, Equipos e Técnicas

1/3
bottom of page