top of page

Big Four: os 4 cumes mais desejados da Serra dos Órgãos

Atualizado: 19 de mar.



O BIG 4 é composto por quatro montanhas mais clássicas da Serra dos Órgãos e estas fazem parte do Complexo do Dedo de Deus. Todas pertencem ao Parque Nacional da Serra dos Órgãos (PARNASO) e estão na região serrana do estado do Rio de Janeiro, pertencendo ao município de Guapimirim, porém o visual clássico onde vemos a cadeia de montanhas já é em Teresópolis.


As quatro conquistas são para montanhistas mais experientes, então se você estiver iniciando no montanhismo é só se preparar e treinar mais para concluir o projeto Big Four completo. Isso por que as trilhas são mais longas e desafiadoras e todas envolvem escalada em algum momento (em estilos e níveis distintos), sendo necessário fortemente o uso de equipamentos de segurança e, inclusive, o acompanhamento de um guia local competente que irá te proporcionar uma experiência mais positiva, principalmente se você não tiver ou não souber manusear os equipamentos de forma adequada.


O PARNASO foi criado em 30 de novembro de 1939 e é o terceiro parque mais antigo do país. É um dos melhores locais do país para a prática de esportes de montanha e para frequentar cachoeiras, com a maior rede de trilhas do Brasil com mais de 200km de trilhas em todos os níveis de dificuldade, atendendo todos os tipos de público.


O Parque abriga mais de 2.800 espécies de plantas catalogadas pela ciência, 462 espécies de aves, 105 de mamíferos, 103 de anfíbios e 83 de répteis, incluindo 130 animais ameaçados de extinção e muitas espécies endêmicas. (Fonte ICMBIO PARNASO)

 

O que você vai encontrar neste post?


 

Quais são as montanhas do Big Four na Serra dos Órgãos?


  • Escalavrado: 1.406metros de altitude

  • Dedo de Nossa Senhora: 1.320 metros de altitude

  • Dedo de Deus: 1.692 metros de altitude

  • Cabeça de Peixe: 1.680 metros de altitude


O acesso para cada uma delas pode ser feito por meio de ônibus, uber ou carro com uma caminhada até o ponto de entrada de cada uma. Todas as quatro montanhas são espetaculares e recomendo muito incluir na sua lista de experiência. Aqui no blog você encontra tudo sobre cada montanha para sua próxima aventura! Vem comigo?



1. Escalavrado


O Escalavrado fica bem ao lado do Dedinho de Nossa Senhora e possui 1.406m de altitude, que pode ser acessado através de caminhada semi-pesada e escalada. É uma das poucas montanhas em formato de aresta (ângulo / quina), onde a caminhada é feita pela crista da rocha. Ali é possível ver o Dedo de Deus, Garrafão, Cabeça de Peixe, Agulha do Diabo e outras montanhas da Serra dos Órgãos.


Conheça a trilha e escalada para o Escalavrado.


Resumo Escalavrado

2. Dedo de Deus

Você provavelmente já ouviu falar no Dedo de Deus, um marco do montanhismo brasileiro desejado por muitos. O Dedo de Deus é um pico com 1.692m de altitude onde seu contorno se assemelha a uma mão apontando o dedo indicador para o céu.


Conheça a trilha e escalada para o Dedo de Deus.


Resumo Dedo de Deus

3. Dedo de Nossa Senhora


O Dedinho de Nossa Senhora possui 1.320m de altitude e pode ser acessado através de caminhada semi-pesada e escalada artificial fixa como via principal. Os primeiros conquistadores desse cume foram Sylvia Bendy e William Richard Bendy em 1934, e apesar de ser o menor dos quatro, é considerado uma das vistas mais incríveis da região.


Conheça a trilha e escalada para o Dedo de Nossa Senhora.


Resumo Dedo de Nossa Senhora


4. Cabeça de Peixe


A Cabeça de Peixe fica bem ao lado do Dedo de Deus e sua trilha segue pela crista do Dedo, sendo o mais alto dos quatro cumes do Big Four com seus 1.680m de altitude e pode ser acessado através de uma caminhada pesada e escalada.


Conheça a trilha e escalada para a Cabeça de Peixe.


Resumo Cabeça de Peixe

* Os dados sobre "Dificuldade Média" são baseados no documento oficial da FERMEJ (Federação de Esportes de Montanha do Estado do Rio de Janeiro), clique aqui e saiba mais sobre a Metodologia de Classificação de Trilhas.



E agora? Já inseriu esses quatro cumes na sua lista? Se você quer descobrir mais clique aqui e conheça sobre o BIG 4 no meu Instagram.


0 comentário

Opmerkingen


Quem escreve?

Fernanda Diva sorrindo sobre uma montanha de nevada

Fernanda Diva

Design sem nome (18).png

Sou montanhista, viajante, cientista, escoteira, nômade digital, criadora de conteúdo outdoor & fundadora da SOUL AVENTUREIRA. Falo aqui sobre trekking, camping, escalada, montanhas, cachoeiras, praias e muita informação sobre o universo outdoor. 
Acompanhe minhas aventuras
@soul.aventureira!

Aproveite os descontos!

Curso Vivências Outdoor

G0384793_1597165029915(1)_edited.jpg

Fique por dentro!

Seja avisado sobre novas aventuras! Prometo que você só vai receber conteúdo que vale a pena!

Obrigado(a) pela inscrição! Faça parte também da Comunidade Aventureira: clique aqui!

Informações, Equipos e Técnicas

1/3
bottom of page