Portais de Hércules: o mirante extraordinário da Serra dos Órgãos
Atualizado: 12 de jan.
Você provavelmente já viu foto desse paraíso, sendo uma das paisagens mais fabulosas do montanhismo brasileiro. Esse lugar de tirar o fôlego faz parte do Parque Nacional da Serra dos Órgãos, entre os municípios de Guapimirim e Petrópolis. O PARNASO é um dos melhores lugares do país para a prática de esportes de montanha e escalada, e protege uma área importante da Mata Atlântica na região serrana do RJ.
Dentre as montanhas extraordinárias localizadas dentro do parque, temos Portais de Hércules não como um pico, mas como um mirante incontestavelmente privilegiado que oferece uma vista única do Big Four, quatro grandes montanhas da serra: o Dedo de Deus, Dedo de Nossa Senhora, Cabeça de Peixe e Escalavrado; e também de outras montanhas como São Pedro, Pedra do Garrafão, São João, Cavalo Branco e Coroa dos Frades.
O que você vai encontrar neste post?
Por que Portais de Hércules tem esse nome?
O nome foi dado porque através do mirante, observando com atenção, você percebe um rosto esculpido nas rochas. Esse rosto lembra o famoso semi-deus da mitologia grega, Hércules.
Como chegar no mirante Portais de Hércules?
Essa vista fantástica do Portais de Hércules pode ser visualizada, basicamente, através de três formas diferentes a partir da entrada da sede do PARNASO em Petrópolis, no vale do Bonfim:
✔ Opção 1: Travessia Petro x Terê
Durante a Travessia Petrópolis x Teresópolis, onde você pode fazer um desvio na descida do Morro do Marco para conhecer o mirante, geralmente no segundo dia, no estilo ataque, consumindo cerca de 3h entre deslocamento de ida, apreciação e retorno, totalizando 2,5km de trilha (ida e volta) a partir do desvio.
✔ Opção 2: Morro do Açu
Pelo Morro do Açu, onde você pode ir com o intuito de fazer a trilha do Açu e do Portais. Subindo em um dia, montando acampamento e no dia seguinte fazendo a trilha até Portais de Hércules, podendo inclusive assistir o amanhecer. Essa opção é a melhor forma de aproveitar o mirante e se você tiver muita energia pode ir no primeiro e no segundo dia inclusive, sendo 5,2km de trilha (ida e volta) a partir do Castelo do Açu.
✔ Opção 3: Bate e Volta
Bate e volta de um dia diretamente para Portais de Hércules, ou seja, sem acampamento. Com apenas uma mochila de ataque e um bom ritmo de caminhada rápido, você consegue finalizar a trilha com sucesso e segurança. O caminho é o mesmo, mas com essa opção é mais difícil conseguir aproveitar a região do Castelo do Açu, sendo 20,6km de trilha (ida e volta), cerca de 7h a 9h de percurso, variando conforme o ritmo e paradas.
* Os dados sobre "Dificuldade Média" são baseados no documento oficial da FERMEJ (Federação de Esportes de Montanha do Estado do Rio de Janeiro), clique aqui e saiba mais sobre a Metodologia de Classificação de Trilhas.
Como é a trilha até Portais de Hércules?
Comparado com a sinalização da Travessia Petrópolis x Teresópolis, a ida para Portais de Hércules quase não é sinalizada. Existem alguns totens e setas no chão, instalados pelo PARNASO, entretanto, não são tão nítidas e se você não prestar muita atenção pode ser que faça pequenos desvios da trilha, mas basicamente, a navegação é totalmente em declive na ida e aclive na volta.
Através da Travessia Peto x Terê, depois do Morro do Marco, com descida sentido Vale da Luva, após o trecho mais íngreme, à direita é de onde parte a trilha para Portais de Hércules. Chegando num mirante haverá uma bifurcação para a esquerda, onde há um mirador que não é o principal e uma trilha à direita que levará ao mirante principal.
⚠ É importante saber que a trilha possui uma exposição solar muito alta, então se proteja! Existe fonte d´água no caminho, mas por muitas vezes ela se encontra seca no inverno, então não conte com ela e siga abastecido!
⚠ Ao chegar no mirante, tome muito cuidado! O mirante está à beira de um grande precipício, recomendo manter uma distância de segurança, sentar e aproveitar essa vista incrível dos deuses!
Assista o vídeo da Travessia Petrópolis x Teresópolis com Portais de Hércules:
Orientações para Portais de Hércules
Chegando de Carro:
Petrópolis existe um estacionamento há menos de 10min de caminhada da entrada da portaria que custa R$10 - Kevin
Chegando de Ônibus ou Transfer:
É possível chegar de ônibus com uma pequena caminhada
Uber e Transfer: É possível e vantajoso se você estiver com um grupo
É obrigatório contratar um guia?
Todos os atrativos do PARNASO podem ser visitados sem o acompanhamento de um Guia ou de um Condutor de Visitantes. Entretanto, para algumas atividades como escaladas e caminhadas nas áreas de montanha, como essa Travessia, se recomenda a presença de uma pessoa que conheça o atrativo.
⚠ Antes de visitar o PARNASO é importante conhecer as Regras de Uso Público do PARNASO e algumas normas de conduta consciente em áreas protegidas.
🔗 Links que podem te ajudar:
Localização: clique aqui para ver no maps
Para acessar a área de montanha é necessário o preenchimento do Termo de Conhecimento de Riscos: clique aqui para acessar
Não é permitida a entrada e a permanência de animais domésticos no PARNASO
ICMBIO PARNASO - Serra dos Órgãos: clique aqui para acessar
Informações, Valores e Agendamentos no PARNASO: clique aqui para acessar
Comments