top of page

Conheça a Travessia Cobiçado x Ventania, em Petrópolis

Atualizado: 12 de jan.



A Travessia Cobiçado x Ventania , mais conhecida por esse sentido, pertence ao Parque Nacional da Serra dos Órgãos (PARNASO) e sua entrada fica em Petrópolis no estado do Rio de Janeiro. É também parte integrante do Caminho da Serra do Mar e da Trilha Transerrana, sendo considerada uma das mais bonitas da região.


A travessia é feita pela crista das montanhas, com aquela vista incrível e muito sol, então é válido lembrar que quanto mais cedo você começar, mais favorável para você. Lembrando que a melhor época para travessias no Sudeste é a Temporada de Montanhas.


Resumo Travessia Cobiçado x Ventania
Resumo Travessia Cobiçado x Ventania

* Os dados sobre "Dificuldade Média" são baseados no documento oficial da FERMEJ (Federação de Esportes de Montanha do Estado do Rio de Janeiro), clique aqui e saiba mais sobre a Metodologia de Classificação de Trilhas.

 

O que você vai encontrar neste post?


 

Quais as formas de conhecer a Travessia Cobiçado x Ventania?


Essa Travessia pode ser realizada de diferentes formas:


Apenas um dia

Com tempo médio de 7h para atravessar seus 12km de extensão.


Trekking Autossuficiente

porém também é comum ser realizada em forma de Trekking de forma autossuficiente em dois dias.


Sentido contrário Ventania x Cobiçado

Pode ser feita no sentido Cobiçado x Ventania e no sentido Ventania x Cobiçado, onde eu mesma realizei das duas formas. Neste post vou compartilhar informações sobre ambos os sentidos, porém foquei no que achei mais proveitoso, o segundo sentido e vocês irão entender o motivo.


Uma atenção importante é que não há fonte d'água no caminho então é necessário se programar com a quantidade adequada para todos os usos que são necessários durante os dias.



Opção 1: Travessia Alto da Ventania x Cobiçado

Realizando a travessia nesse sentido, a quilometragem e o tempo de caminhada são mais equilibrados. As subidas mais cansativas, serão feitas descendo, o que exige um menor esforço físico e por último acho a área de camping mais confortável e menos frequentada.


Os pontos principais são Alto da Ventania (1.560m), Vândalos (1.742m) e Cobiçado (1.658m).

Subimos até o Alto da Ventania em torno de 1h30, caminho bem tranquilo e com uma leve subida. Você também pode realizar a subida somente do Alto da Ventania com uma vista deslumbrante para a cidade de Petrópolis, Castelos do Açu e parte da Travessia Petrópolis x Teresópolis, onde cabe quase toda a Baía de Guanabara em uma foto.



Durante o percurso da Travessia como um todo, a maior contemplação será da Serra do Mar e pode ser feita em circuito, caso vá de carro, já que é possível ir caminhando de uma saída até a outra. Existe a possibilidade de observar diversas montanhas da Serra dos Órgãos e Petrópolis, como Morro do Açú, Castelos do Açú, Agulha de Itacolomi, Maria Comprida, Alcobaça, e muitos outros, além do Rio de Janeiro. Nas duas vezes que fui, a visibilidade estava tão boa que dava para ver a Pedra da Gávea, Pedra Bonita e o Pão de Açúcar. E vão existir trechos em que certas montanhas estarão em maior destaque:

Durante a Travessia Ventania x Cobiçado, você pode escolher subir o Morro do Diabo também, não cheguei a fazer em nenhum dos dois sentidos, porque a mata tende a ser muito fechada e por estarmos de cargueira, optamos por não ir.



Seguimos subindo e descendo até chegar na próxima parada que é o Morro do Tridente. O que eu gosto desse sentido é que os trechos mais erodidos, onde é desconfortável descer, nós subimos. Onde teríamos os trechos mais íngremes, porém com um bom solo, nós descemos.


Após a descida do Morro do Tridente, contornamos o Morro do Diabo até chegar nos Vândalos, que, para mim, é o ponto mais bonito de toda a travessia. Esse é o trecho em que você irá encontrar mais escalaminhadas, tendo que ultrapassar pedras, então só reforço o cuidado para fazer com calma.



Após 4h de percurso chegamos nos Vândalos e que lugar incrível! São em torno de 7km de caminhada até esse ponto, restando 5km para o próximo dia. Lembrando que sua caminhada será maior dependendo de onde começar e terminar a caminhada. O circuito, caso vá de carro, será em torno de 15km por exemplo.



Nossa área de acampamento foi nesse morro, mais abaixo onde já existe um descampado. Eu amei a região, porque venta menos que o Alto da Ventania (por estar mais protegido) e dá para ver o pôr e nascer do sol (dentro da sua barraca).



Acordamos com as primeiras luzes entrando na barraca e foi um dos nasceres mais lindos e confortáveis que já tive acampando. Lembre-se de todos os cuidados necessários em acampamentos selvagens com relação as suas necessidades básicas e limpeza dos recipientes (conheça os 7 princípios de mínimo impacto na natureza).



Tomamos nosso café da manhã, desmontamos o acampamento e nos preparamos para seguir até o fim da travessia. Nossa meta do dia era chegar até o Cobiçado e depois descer até o ponto de ônibus, o que é um ponto muito vantajoso dessa travessia, onde você consegue realizar com ônibus local facilitando muito a vida de montanhistas que não tem carro.

Em 1h chegamos no Cobiçado e a alegria estava tomada já que praticamente tínhamos completado a travessia, faltando apenas descer, o que basicamente levou mais 1h30min até o ponto de ônibus.



Opção 2: Travessia Cobiçado x Alto da Ventania


Esse é o trajeto mais tradicional e foi a primeira forma que realizei também. O início da travessia é marcada por essa plaquinha e a subida até o Cobiçado é íngreme, mas não possui escalaminhadas nem grandes desafios, só é cansativa mesmo, com um desnível de aproximadamente 500m em pouco menos de 2km.



Chegamos no Cobiçado com 2h de subida a partir da placa do início da trilha. Como dessa forma, caminhamos o maior trecho no primeiro dia, seguimos para a travessia até chegar em Vândalos após 1h20min.


Depois do Vândalos, o trecho contorna a Pedra do Diabo com mata mais fechada e bem erodido na descida íngreme (bastões de caminhada irão te ajudar muito nesse trecho).



Chegamos em Alto da Ventania depois de 6h de caminhada e realmente estava ventando muito durante o pôr do sol, noite e amanhecer. Cuidado ao montar a barraca, verifique se está levando tudo e montando corretamente para não ver ela voando por aí.


Acordamos para ver o nascer o sol, desmontar acampamento e finalizar a trilha. Nesse dia caminhamos apenas 30min e por isso disse que no outro caminho existe uma divisão melhor de horas, o que permite inclusive começar a travessia mais tarde e aproveitar mais os dias. Dessa forma, no primeiro dia caminhamos em torno de 9km e no segundo dia menos de 4 km.



Acompanhe o vídeo completo da Travessia Cobiçado x Ventania:


 

Orientações para Travessia Cobiçado x Ventania


Chegando de Carro:

  • O carro fica estacionado no ponto final da linha de ônibus Caxambu-Santa Izabel, ao lado da igreja da vila Três Pedras.


Chegando de Ônibus :

  • É possível chegar de ônibus Caxambu-Santa Izabel na descida do Ventania, no Caxambu – ou caminhar mais os 3/4km desse trecho.

⚠ Antes de visitar o PARNASO é importante conhecer as Regras de Uso Público do PARNASO e algumas normas de conduta consciente em áreas protegidas.



🔗 Links que podem te ajudar:


0 comentário

Comments


Quem escreve?

Fernanda Diva sorrindo sobre uma montanha de nevada

Fernanda Diva

Design sem nome (18).png

Sou montanhista, viajante, cientista, escoteira, nômade digital, criadora de conteúdo outdoor & fundadora da SOUL AVENTUREIRA. Falo aqui sobre trekking, camping, escalada, montanhas, cachoeiras, praias e muita informação sobre o universo outdoor. 
Acompanhe minhas aventuras
@soul.aventureira!

Aproveite os descontos!

Curso Vivências Outdoor

G0384793_1597165029915(1)_edited.jpg