top of page

Qual a diferença entre Hiking x Trekking x Multiday Hiking?

Atualizado: 11 de jan.



Você conhece as diferenças entre esses termos? Muita gente se confunde com eles e basicamente, todas as atividades são de caminhadas, mas com algumas características diferentes.


O trekking e o hiking são os dois termos mais usados no universo da aventura no mundo inteiro, no Brasil o termo trekking é o mais comum utilizado pelos trilheiros, mas nem todos utilizam o termo de forma correta, onde é normal ver muitas pessoas chamando hiking e multiday hiking de trekking. Vamos entender essas diferenças?


 

Definição de Hiking


São caminhadas de um dia, em que não há necessidade extra de certos equipamentos para pernoitar. Ela pode ser bate e volta, travessia ou circuito, a atividade pode durar 1h ou pode durar 10h, mas ainda assim continua sendo hiking.



Definição de Trekking


São caminhadas que acabam sendo mais longas em dias. Pode ser um trekking que você caminhe 3h por 2 dias, o que totalizaria 6h, menos que um hiking talvez. Entretanto, no trekking existe a necessidade de utilizar mais equipamentos como barraca, isolante térmico, saco de dormir, fogareiro..Gosto de falar que no trekking você carregasse a sua casinha nas costas.


PORÉM, não é só isso exemplo:

A Pedra do Sino é um local de pernoite, ou seja, dois dias de caminhada. Se você for acampar, você está fazendo um trekking, porém se você ficar no abrigo, não é. Isso porque você não está carregando todos aqueles materiais necessários... seria considerado um MULTIDAY HIKING.



Definição de Multiday Hiking


Ocorre a caminhada por vários dias, pode ser voltando, trilhas diferentes ou até uma travessia como o Caminho de Compostela. Em todos esses casos você teria uma estrutura para passar um pernoite, por isso, não seria considerado trekking.


Exemplo com a Travessia Petrópolis x Teresópolis: Ela é uma caminhada tradicional de 3 dias.

  • Você fez a travessia acampando por 2 noites = trekking

  • Você fez a travessia dormindo em abrigo por 2 noites = multiday hiking

  • Você fez a travessia em 1 dia = hiking


O importante é se aventurar pela natureza independente do nome a ser utilizado, sabendo quais técnicas e equipamentos necessários para cada situação.


E aí qual desses você já fez?

0 comentário

Comments


Quem escreve?

Fernanda Diva sorrindo sobre uma montanha de nevada

Fernanda Diva

Design sem nome (18).png

Sou montanhista, viajante, cientista, escoteira, nômade digital, criadora de conteúdo outdoor & fundadora da SOUL AVENTUREIRA. Falo aqui sobre trekking, camping, escalada, montanhas, cachoeiras, praias e muita informação sobre o universo outdoor. 
Acompanhe minhas aventuras
@soul.aventureira!

Aproveite os descontos!

Curso Vivências Outdoor

G0384793_1597165029915(1)_edited.jpg

Fique por dentro!

Seja avisado sobre novas aventuras! Prometo que você só vai receber conteúdo que vale a pena!

Obrigado(a) pela inscrição! Faça parte também da Comunidade Aventureira: clique aqui!

Informações, Equipos e Técnicas

1/3
bottom of page