top of page

10 Cachoeiras incríveis e desconhecidas para bate e volta no Rio de Janeiro

Atualizado: 12 de jan.



Se você é apaixonad@ por cachoeiras como eu, esse post é para você. Reuni meus 10 complexos de Cachoeiras favoritos no Rio para você conhecer. Sabe aquele nível que Cachoeira que achamos que só existe em Minas Gerais? Agora, você pode conhecer em um fim de semana.


Não se esqueça de ler sobre o risco de Cabeças d´água antes de se aventurar nas cachoeiras principalmente durante a época de chuva (no RJ é durante o verão).

 

O que você vai encontrar neste post?


Cachoeira do Itimirim

Cachoeira Véu da Noiva e do Palhaço

Vale do Sahy

Cânion dos Monjolos

Cachoeira do Garrafão

Cachoeira da Macumba

 

Cânion do Rubião



O Cânion do Rubião é localizado na Vila Muriqui, Mangaratiba, também conhecido como Cachoeira da Usina. É de fácil acesso, entretanto a caminhada pelo cânion tem trechos que são em estilo aquatrekking se tornando mais moderada para quem não tem o costume. Em sua maior parte corre uma trilha em paralelo ao rio. O complexo inteiro pode ser conhecido através de uma atividade da trilha ou do canionismo. Mesmo que não seja esportista desta área, vale muito a pena conhecer.




Cachoeira do Itimirim



  • Parque Estadual Cunhambebe

  • Valor de Acesso: gratuito

  • Primeiro poço: 200m / 10min / Fácil

  • Complexo de quedas: 1.5km / 1h / Moderada

  • Localização: clique aqui para ver no maps

  • Wikiloc para canionistas

A Cachoeira de Itimirim é localizada em Coroa Grande, Itaguaí. A caminhada até o primeiro poço é de fácil acesso. Existe uma trilha que corre em paralelo ao rio em que você pode sair em alguns pontos e entrar em cachoeiras escondidas. Entretanto, a única forma de conhecer todos os pontos e ter a experiência completa é através de uma experiência de canionismo. Mesmo que não seja esportista desta área, vale muito a pena conhecer.




Cachoeira Véu da Noiva de Cachoeira do Palhaço



  • Parque Estadual Cunhambebe

  • Valor de Acesso: gratuito

  • Véu da Noiva: 500m / 10min / Fácil

  • Palhaço: 2.5km / 1h / Fácil

  • Localização: clique aqui para ver no maps

As Cachoeira Véu da Noiva de Cachoeira do Palhaço são localizadas em Muriqui, Mangaratiba. A caminhada é de fácil acesso e sinalizada para parte baixa e alta da Véu da Noiva. Já a caminhada para a Cachoeira do Palhaço já encontramos subidas (ainda de fácil acesso), porém sem sinalização.




Vale do Sahy



Um complexo de cachoeiras e poços que pode ser percorrido, variando de 5min de caminhada até mais de 1h dependendo até onde quiser ir. Válido visitar o Mirante do Sahy (cerca de 3km) no início da caminhada e seguir descendo parando nos poços.


Cânion dos Monjolos



  • Valor de Acesso: gratuito

  • Primeiro poço: 400m de trilha / 10min / Fácil

  • Complexo de quedas: 1.5km / 1h / Moderado

  • Localização: clique aqui para ver no maps

  • Wikiloc para canionistas

A Cachoeira dos Monjolos é localizada em Santo Aleixo, Magé. É de fácil acesso, entretanto a caminhada pelo cânion é em estilo aquatrekking se tornando mais moderada para quem não tem o costume. O complexo inteiro pode ser conhecido através de uma atividade de canionismo. Mesmo que não seja esportista desta área, vale muito a pena conhecer.




Cachoeira do Garrafão



A Cachoeira do Garrafão é localizada em Guapimirim, no percurso da serra que liga Teresópolis. É uma ótima parada para que está subindo para serra. A caminhada é de fácil acesso e sinalizada.



Cachoeira da Macumba



A Cachoeira da Macumba é localizada em Petrópolis, no percurso da serra que liga até Itaipava. É uma ótima parada para que está subindo a serra. A caminhada é de fácil acesso.



Cachoeira Véu das Noivas



A Cachoeira Véu das Noivas é localizada em Magé. A caminhada é de fácil acesso e sinalizada.




Cachoeira das Andorinhas




A Cachoeira das Andorinhas é localizada em Xerém. Sua trilha não é fácil como as outras citadas e também não possui uma orientação boa. Também pode ser conhecida no mesmo dia a Cachoeira Véu da Noiva. Recomendada para esportistas mais experientes.




Cachoeira da Gravata, Tenebroso e Terceira Dimensão



Este complexo é localizado em Cachoeiras de Macacu e seu tempo de percurso irá variar qual circuito irá realizar podendo variar de 30min até quase 2h de caminhada.



Em quase todas essas cachoeiras existe a possibilidade de praticar o canionismo, porém eu citei nas que tive experiência e posso afirmar que estão tendo manutenção.



0 comentário

Comments


Quem escreve?

Fernanda Diva sorrindo sobre uma montanha de nevada

Fernanda Diva

Design sem nome (18).png

Sou montanhista, viajante, cientista, escoteira, nômade digital, criadora de conteúdo outdoor & fundadora da SOUL AVENTUREIRA. Falo aqui sobre trekking, camping, escalada, montanhas, cachoeiras, praias e muita informação sobre o universo outdoor. 
Acompanhe minhas aventuras
@soul.aventureira!

Aproveite os descontos!

Curso Vivências Outdoor

G0384793_1597165029915(1)_edited.jpg

Fique por dentro!

Seja avisado sobre novas aventuras! Prometo que você só vai receber conteúdo que vale a pena!

Obrigado(a) pela inscrição! Faça parte também da Comunidade Aventureira: clique aqui!

Informações, Equipos e Técnicas