top of page

Cabeças D'água em Cachoeiras: Conheça os cuidados e como evitar

Atualizado: 11 de jan.



Você provavelmente já ouviu falar sobre Cabeça D'água, um fenômeno natural muito comum de se ocorrer em épocas de chuvas, que no Brasil é no verão. Essa é justamente a época que mais pessoas sentem vontade de visitar cachoeiras devido ao calor, porém é quando o cuidado deve ser redobrado.


Ainda que a época de Cabeças D'água seja mais falada no verão, ela pode acontecer em qualquer época do ano quando o volume de chuva acontece, então o ideal é que antes de viajar para qualquer lugar você verifique quando é a época de chuva na região visitada, qual a época mais indicada para ir, as recomendações locais e claro: a previsão do tempo no dia da sua visita.

 

O que é Cabeça D'água? Cabeça d’água é quando chove na cabeceira da cachoeira (partes superiores) ou ao longo do curso d'água (isso pode ocorrer sem que esteja chovendo na área que você está), fazendo com que tenha um aumento muito rápido do volume d'água em segundos, surpreendendo banhistas presentes em cachoeiras ou rios, onde o volume gigantesco da água leva com sua força tudo que estiver à frente, influenciando em acidentes trágicos e muitas vezes fatais. Não há como prever com exatidão como de fato esse fenômeno irá ocorrer, mas existem cuidados que podem te ajudar a prevenir acidentes, caso esteja em um local com possibilidades de haver uma. A fuga no momento que ela vem tende a ser muito difícil devido a velocidade do acontecimento, por isso é MUITO importante se manter atento.


Tromba D'água ou Cabeça D'água?


Muitas pessoas confundem esses termos e muitas se referem à "Cabeça D'água" como "Tromba D'água", mas a verdade é que elas não significam a mesma coisa. A tromba d’água é um fenômeno meteorológico que forma uma coluna giratória composta por vapor e água, em nuvens espessas que se movem, gerando um cone cuja base fica voltada para o alto, como um "redemoinho de água". É um fenômeno que oferece maior risco para as embarcações em alto mar, onde a intensidade dos ventos podem afetar os barcos e navios da rota.


Já a cabeça d’água é um fenômeno meteorológico causado pelo aumento do nível da água na cabeceira dos rios, quando há uma grande quantidade de chuva.



Como se prevenir de uma Cabeça D'água?

1. Se informe!


️⃣Verifique se o local tem histórico de acidentes causados por cabeças d'água durante a mesma época do ano, se sim, fique mais atento e só vá se pessoas locais de confiança afirmar que é muito seguro. Se possível, evite cachoeiras em áreas isoladas e sem portaria.


E se atente! Cachoeiras que não tem um curso muito largo ou um poço grande, geram mais riscos do que as cachoeira grandes com poços maiores e largos.

2. Canyon com chuva? Nem pensar!


Tanto a chance de saída rápida é diminuída, quanto o volume d'água tende a ficar num espaço mais confinado e por isso se torna ainda mais perigoso. O ideal é que se houver previsão de chuva você vá para um lugar seguro o mais rápido possível, longe d'água e que também seja protegido de raios. Prefira trilhas que tenham uma rota de fuga rápida, caso seja necessário, e tenha conhecimento dessas rotas antes de visitar o local.


3. Evite trilhas com travessias por rios!


Evite ao máximo fazer trilhas que precise atravessar rios, além do risco, pode ser que você fique "ilhado" sem poder retornar pelo mesmo caminho. Já ouvi relatos de pequenos córregos virarem rios muito fortes, inviabilizando a saída até o retorno do volume normal.



4. Se atente ao céu!

Se mantenha sempre atento a previsão climática e também ao céu, qualquer indício de chuva, trovões e tempestades, se retire do local antes de acontecer. E lembre-se! Pode estar chovendo no local mais acima de onde você estiver, onde nasce a cachoeira ou o rio.

5. Tenha um ponto de referência!


Sempre que chegar em uma cachoeira ou rio verifique a altura da água em uma pedra, galho ou qualquer outro ponto que sirva de referência fácil para você se atentar ao nível d'água. Em caso de previsão de chuva na região onde a cabeceira do rio fica, observe regularmente o ponto de referência:


Se o nível da água começar a aumentar, saia da água e vá embora imediatamente!

Se começar a sentir um volume d'água na queda aumentando ou uma correnteza, saia da água e vá embora imediatamente!

Se a água começar a mudar de coloração e/ou começar a surgir galhos e outros resíduos em maior quantidade descendo junto com a água, saia da água e vá embora imediatamente!


E não se esqueça: avise as pessoas que estiverem no local para se retirarem também!

6. Mantenha a calma!

Em caso de presenciar uma Cabeça D'água, busque se proteger em um local seguro e tente manter a calma! Mesmo que seja necessário sair muito rapidamente, o desespero só dificulta os procedimentos e escolhas adequadas. Agir com calma e agilidade simultaneamente é o melhor caminho para obter uma maior eficácia.



7. Não deposite 100% da sua confiança em outras pessoas!


Guia locais, por exemplo, podem te proporcionar uma maior tranquilidade em situações de risco, mas não deposite toda a sua confiança e expectativas nele. Lembre-se que ele também é uma pessoa, se mantenha atento e também cultive a atenção das pessoas que estiverem no grupo. A responsabilidade não deve ficar na mão de apenas uma pessoa!


8. Ouça sua intuição!


Muitas vezes nossa intuição fala conosco em situações de risco. Se você não estiver se sentindo seguro ou estiver em dúvida entre ir ou não, não vá! Talvez seja sua intuição e é importante se escutar!


 

Esses cuidados devem ser maiores em épocas de chuva, mas idealmente podemos lidar com esse tipo de fenômeno em qualquer época do ano. Por isso, te atente para aproveitar com mais consciência!

0 comentário

コメント


Quem escreve?

Fernanda Diva sorrindo sobre uma montanha de nevada

Fernanda Diva

Design sem nome (18).png

Sou montanhista, viajante, cientista, escoteira, nômade digital, criadora de conteúdo outdoor & fundadora da SOUL AVENTUREIRA. Falo aqui sobre trekking, camping, escalada, montanhas, cachoeiras, praias e muita informação sobre o universo outdoor. 
Acompanhe minhas aventuras
@soul.aventureira!

Aproveite os descontos!

Curso Vivências Outdoor

G0384793_1597165029915(1)_edited.jpg

Fique por dentro!

Seja avisado sobre novas aventuras! Prometo que você só vai receber conteúdo que vale a pena!

Obrigado(a) pela inscrição! Faça parte também da Comunidade Aventureira: clique aqui!

Informações, Equipos e Técnicas

1/3
bottom of page