top of page

Monte Roraima: Tudo que você precisa saber antes de ir

Atualizado: 19 de mar.



Você provavelmente já ouviu falar no Trekking do Monte Roraima e para muitos é um sonho conhecer e viver essa experiência. Existem muitas razões pelas quais as pessoas querem subir o Monte Roraima, uma delas é sua beleza única e a experiência de estar em um lugar tão remoto e isolado.


Além disso, há uma sensação de conquista pessoal e superação de desafios, já que a trilha pode ser fisicamente exigente e envolver muitas horas de caminhada por dia. A riqueza cultural e histórica da região e a possibilidade de conhecer as comunidades de povos originários que habitam a área também são motivos que atraem os viajantes. E posso afirmar que a vista panorâmica do topo do Monte Roraima é simplesmente incrível e existe mesmo toda essa magia envolvida!


O Monte Roraima é um dos tepuis, ou “mesetas”(montanhas com formato de mesa), mais conhecidos do mundo. Essas montanhas são formações geológicas únicas que se caracterizam por suas paredes íngremes e topos planos. Ele tem cerca de 2.810m de altitude e os roteiros mais clássicos são de 6 a 8 dias de expedição, eu fiz a expedição em 7 dias.


A primeira pessoa registrada a subir o Monte Roraima foi o explorador inglês Sir Everard im Thurn em 1884, juntamente com guias indígenas. Desde então, a montanha tem sido explorada por muitos outros exploradores e turistas.


Se você, assim como eu, também sonha em realizar esse feito, entenda: você precisa se preparar fisicamente e emocionalmente, e vou te explicar o porquê neste post!


Resumo Trekking Monte Roraima
Resumo Trekking Monte Roraima
 

O que você vai encontrar neste post?



 

Onde fica o Monte Roraima e como chegar?


O Monte Roraima fica na fronteira entre o Brasil (%5), a Venezuela (85%) e a Guiana (10%) e pertence ao Parque Nacional de Canaima. O percurso tradicional é a caminhada que começa na Venezuela. Entretanto, um dos dias de expedição é comum ir até a Tríplice Fronteira.


Ele é o 7º ponto mais alto do Brasil e possui 34km² de extensão. Nós conhecemos diversos lugares lá em cima, mas mesmo assim é ínfimo perto de sua extensão. Existem mirantes, jacuzzis, cachoeiras, cavernas e muito mais no topo do monte.


A formação do Monte Roraima aconteceu há mais de 500 milhões de anos, quando a América do Sul e África estavam unidos em um único continente. Para chegar ao Monte Roraima, é necessário primeiro chegar em Boa Vista, capital de Roraima. De lá, você irá encontrar sua agência que irá até a vila de Santa Elena de Uairén, na Venezuela, que é a cidade mais próxima ao Monte Roraima. No dia seguinte, seguirá de 4x4 até a aldeia Paratepuy para começar o trekking.




Qual é a melhor época para fazer o trekking do Monte Roraima?


A melhor época para fazer o trekking do Monte Roraima é durante a estação seca, que vai de outubro a março. Durante esta época, as chuvas são menos frequentes e o clima é mais estável, o que torna a caminhada mais agradável e segura.


Lembrando que mesmo indo nessa época pode ser que você pegue chuva durante os dias de caminh