top of page

Monte Roraima: Tudo que você precisa saber antes de ir

Atualizado: 6 de nov.



Você provavelmente já ouviu falar no Trekking do Monte Roraima e para muitos é um sonho conhecer e viver essa experiência. Existem muitas razões pelas quais as pessoas querem subir o Monte Roraima, uma delas é sua beleza única e a experiência de estar em um lugar tão remoto e isolado.


Além disso, há uma sensação de conquista pessoal e superação de desafios, já que a trilha pode ser fisicamente exigente e envolver muitas horas de caminhada por dia. A riqueza cultural e histórica da região e a possibilidade de conhecer as comunidades de povos originários que habitam a área também são motivos que atraem os viajantes. E posso afirmar que a vista panorâmica do topo do Monte Roraima é simplesmente incrível e existe mesmo toda essa magia envolvida!


O Monte Roraima é um dos tepuis, ou “mesetas”(montanhas com formato de mesa), mais conhecidos do mundo. Essas montanhas são formações geológicas únicas que se caracterizam por suas paredes íngremes e topos planos. Ele tem cerca de 2.810m de altitude e os roteiros mais clássicos são de 6 a 8 dias de expedição, eu fiz a expedição em 7 dias.


A primeira pessoa registrada a subir o Monte Roraima foi o explorador inglês Sir Everard im Thurn em 1884, juntamente com guias indígenas. Desde então, a montanha tem sido explorada por muitos outros exploradores e turistas.


Se você, assim como eu, também sonha em realizar esse feito, entenda: você precisa se preparar fisicamente e emocionalmente, e vou te explicar o porquê neste post!


Resumo Trekking Monte Roraima
Resumo Trekking Monte Roraima
 

O que você vai encontrar neste post?


› Onde fica o Monte Roraima e como chegar?

› Qual é a melhor época para fazer o trekking?

› Qual é a dificuldade do trekking?

› Quantos dias e qual a distância?

› Como funciona o carregador do Monte Roraima?

› É necessário contratar um guia para fazer?

› Qual é a altitude do Monte Roraima?

› Qual é a temperatura média?

› Como se faz as necessidades básicas (urina, fezes e banho)?

› Quanto deve pesar a mochila?

› Checklist do que levar para o trekking

› É necessário saco estanque?

› Onde se dorme no Monte Roraima?

› Posso levar drone?

› Posso levar um cristal do Monte Roraima?


 

Onde fica o Monte Roraima e como chegar?


O Monte Roraima fica na fronteira entre o Brasil (%5), a Venezuela (85%) e a Guiana (10%) e pertence ao Parque Nacional de Canaima. O percurso tradicional é a caminhada que começa na Venezuela. Entretanto, um dos dias de expedição é comum ir até a Tríplice Fronteira.


Ele é o 7º ponto mais alto do Brasil e possui 34km² de extensão. Nós conhecemos diversos lugares lá em cima, mas mesmo assim é ínfimo perto de sua extensão. Existem mirantes, jacuzzis, cachoeiras, cavernas e muito mais no topo do monte.


A formação do Monte Roraima aconteceu há mais de 500 milhões de anos, quando a América do Sul e África estavam unidos em um único continente. Para chegar ao Monte Roraima, é necessário primeiro chegar em Boa Vista, capital de Roraima. De lá, você irá encontrar sua agência que irá até a vila de Santa Elena de Uairén, na Venezuela, que é a cidade mais próxima ao Monte Roraima. No dia seguinte, seguirá de 4x4 até a aldeia Paratepuy para começar o trekking.




Qual é a melhor época para fazer o trekking do Monte Roraima?


A melhor época para fazer o trekking do Monte Roraima é durante a estação seca, que vai de outubro a março. Durante esta época, as chuvas são menos frequentes e o clima é mais estável, o que torna a caminhada mais agradável e segura.


Lembrando que mesmo indo nessa época pode ser que você pegue chuva durante os dias de caminhada, principalmente no cume da Montanha. É bom ir preparado psicologicamente e com os equipamentos adequados para pegar chuva.



Qual é a dificuldade do trekking do Monte Roraima?


O trekking do Monte Roraima é de longo curso, então não é levado em consideração só o percurso caminhado, mas também o acúmulo do esforço. Além disso, o nível de esforço vai variar caso você vá com a sua cargueira ou contrate um carregador, isso fará muita diferença na sua caminhada e no esforço que você exige do seu corpo.


Entenda mais sobre como é a experiencia de subir o Monte Roraima: Expedição completa em 7 dias.



Quantos dias e qual a distância do trekking do Monte Roraima?

O trekking do Monte Roraima tem uma duração média de 6 a 9 dias, sendo que o tempo pode variar de acordo com o roteiro escolhido e com as condições climáticas.


O meu roteiro foi de 7 dias sem contar com os pernoites em Santa Elena:

  • Dia 1. 14km - Acampamento Kukenan 1040m

  • Dia 2. 14km - Acampamento Base 1800m

  • Dia 3. 4.5km - 2800m – Ascensão até o Cume

  • Dia 4. 18km - Tríplice Fronteira, Vale dos Cristais, El Fosso

  • Dia 5. 15km - Diversos Atrativos

  • Dia 6. 17km - Descida até o Acampamento Rio Tek

  • Dia 7. 14 km - Retorno a Vila de Paraitepuy


Assista no Instagram como é subir e o que fazer no cume?



Como funciona o carregador do Monte Roraima?


Os carregadores para subir o Monte Roraima utilizam uma cesta de fibra chamada “Wayare”, para levar o que for necessário para montanha. Você pode contratar antes de começar o trekking ou durante e também pode contratar pela quantidade de dias que quiser. Quando fui, a diária de cada carregador era de R$ 100,00 e poderia levar até 15kg, ou seja, você pode dividir com algum colega o carregador e amenizar o peso que irá carregar.


Eu fiz o percurso sem o carregador e foi uma experiência inesquecível, voltaria dessa mesma forma. Entretanto, é preciso entender como está o seu físico e emocional para tal. O bom motivo de você poder contratar no meio do caminho, é que caso surja alguma dor ou desconforto pode mudar de ideia por lá.




É necessário contratar um guia para fazer o trekking do Monte Roraima?


Sim, atualmente não é possível visitar o Monte Roraima sem ser pela contratação de guia. O modelo mais praticado é a contratação de uma agência que organiza todo o transporte, percurso, alimentação, guias locais, grupo e faz sua experiência ser inesquecível.


Eu fui com a Roraima Lost World Expeditions (tem cupom desconto para leitores!) e amei a experiência. Caso alguém queira saber mais detalhes pode ler meu relato aqui ou conversar comigo no Instagram.


Além de conhecer bem o percurso, o guia pode fornecer informações sobre a flora, fauna e história da região, bem como garantir a segurança do grupo durante a caminhada.




Qual é a altitude do Monte Roraima?


O Monte Roraima possui uma altitude de 2.810 metros acima do nível do mar. Seu ponto mais alto é o Maverick que é conhecido durante a expedição.



Qual é a temperatura média no Monte Roraima?


A temperatura média no Monte Roraima varia entre 10 e 15ºC durante o dia, e pode chegar a temperaturas perto do 0ºC durante a noite. Por isso é importante procurar o sistema de camadas ideal para o percurso assim como o sistema de dormir.




Como se faz as necessidades básicas no Monte Roraima (urina, fezes e banho)?

Número 1: o famoso xixi segue a regra aplicada na maioria das atividades de aventura. Você pode fazer em "qualquer lugar" desde que afastado da trilha, das barracas, área de convivência no geral, e principalmente afastado de QUALQUER ÁGUA, seja um pequeno córrego ou um rio. Eles pediram para manter um distanciamento médio de 60m de cursos de agua ao fazer xixi. Lembrando que inclusive os lugares para banho são diferentes de onde se faz limpeza da louça suja e também da captação d´água. Então é super importante respeitar isso na sua ida.


Número 2: eu já havia participado de trilha onde o recomendado é cavar um buraco, onde é necessário levar um shit tube, mas foi minha primeira vez usando um banheiro. O que eles fazem basicamente é uma técnica muito parecida que nós faríamos caso estivéssemos carregando o shit tube, só que nesse caso tem uma tenda, um banquinho com aquela tampa e você prende o saco ali que já está com cal, faz, fecha e deixa num canto separado. Ou seja, nós não carregamos nossas fezes, existe um carregador em cada atividade que carrega o banheiro e cada presentinho deixado por cada participante durante todos os dias envolvidos.


Mas e se eu tiver vontade no meio da trilha? Você tenta fazer igual o xixi, isso porque a maior parte do terreno são pedras, então não tem como cavar. Eles pedem para tentarmos realizar antes de sair do acampamento ou após nossa chegada no próximo acampamento (que é onde tem banheiro), mas nem sempre é possível.

Eles falam inclusive que você pode carregar um dos saquinhos, porque caso tenha necessidade, use e depois descarte quando chegar no acampamento. Entretanto, é de extrema importância que independente de ser xixi ou cocô, se você utilizar papel, lenço, qualquer coisa, carregue contigo para ser descartado. NADA DE LIXO NA TRILHA!

Inclusive, o xixi não pode ser feito junto, isso porque pesa, faz volume e ainda pode ajudar a estourar o saco e ninguém merece isso, não é mesmo? Então cuidados necessários. Além disso, faça muito bem sua higienização íntima, nessas horas e no banho, principalmente se for mulher.

Infelizmente o descarte é simplesmente feito junto com qualquer outro descarte em Santa Elena, não existe nenhum tratamento atualmente, mas estão trabalhando no desenvolvimento de algo.




Quanto deve pesar a mochila para subir o Monte Roraima?


Depende se você irá de forma mais autônoma ou se vai com carregador. A média de peso de quem foi com carregador foi de 3kg, e a média de quem foi com cargueira foi de 9kg.


A minha mochila estava pesando 14kg, isso porque fui com mais eletrônicos e um saco de dormir que aguentava temperaturas menores e não sou ultra-light.


💡Atenção: o topo é super úmido e, principalmente se você pegar chuva, a mochila volta bem mais pesada. Pesei no meu retorno e ela estava com 4kg a mais, ou seja, desci com 18kg. Logo, pensem bem no que vocês irão levar no sentido conforto x segurança. Eu não mudaria o que levei, tudo foi utilizado.



Checklist do que levar para trekking do Monte Roraima


Antes de tudo, é importante lembrar que você pode escolher outras marcas para todos os quesitos aqui listado. Leitores do blog Soul Aventureira tem descontos especiais nos itens na Decathlon e em roupas de banho da Livre e Leve.


* 15%OFF SUBSUB usando SOULAVENTUREIRA15

* 5% OFF DECATHLON usando DECA05

* 10% OFF LIVRE E LEVE usando SOUL10

* 5% OFF RORAIMA EXPEDITIONS (envie uma mensagem dizendo que é meu seguidor)


Mochila 45l + 10l (desconto)

Capa de chuva (desconto)

Mochila de ataque 10l

Saco de dormir

Travesseiro inflável (desconto)

Isolante térmico (desconto)

Barraca individual (* poderia ter ficado na barraca da empresa) (desconto)

2 calças de trekking

2 blusas de manga comprida para trilha (vide lojinha)

4 pares de meia para trilha (uma "sacrifício" para atravessar o rio) (desconto)

Chapéu (desconto)

Óculos de sol

Bandana (desconto)

Lanterna (desconto)

2 bastões de caminhada (desconto)

Luva para trilha (desconto)

Biquíni (desconto)

Short (desconto)

Toalhinha (desconto)

Casaco e calça (desconto)

Segunda pele + blusa (desconto)

Casaco + cobertor de emergência (desconto)

Gorro + meia mais grossa + luva de frio (desconto)

2 tops + 4 calcinhas

Bota Salomon Cross Hike Mid (desconto)

Papete

Filtro d'água Sawyer + Garrafa

Lanchinhos (castanhas, whey, barrinha de proteína)

Kit primeiros socorros (desconto)

2 joelheiras

Kit higiene (remédios, sabonete, pente, escova, etc)

Protetor solar + repelente

Tampão de olho e ouvido para dormir (* necessário para mim)

GoPro com 4 baterias + 30.000 mhA de power bank

Celular + Caderninho + Caneta

3 sacos estanques da Sea to Summit (desconto)

Cordelete e mini mosquetões (desconto)

Sacos de lixo + lencinho


Clique aqui e veja as roupas que utilizei durante o percurso.


É necessário saco estanque para subir o Monte Roraima?


Eu diria que é de extrema utilidade, isso porque:

  • Tem altas chances de pegar chuva;

  • Você passa duas vezes no Passo da Lágrimas;

  • No topo é muito úmido, então mesmo durante o dia quando você sai para caminhada precisa deixar tudo protegido, se não, fica úmido e você terá uma noite de sono complicada. Durante a noite, se alguém deixasse qualquer coisa desprotegida, amanhecia molhada. Inclusive, é bem difícil que sua roupa seque no cume.



Onde se dorme no Monte Roraima?


No topo, nós dormimos em "hotéis" que são cavernas onde os grupos são divididos. Inclusive, eu achava que o Monte me traria uma sensação de ser muito turístico, muitas pessoas e barulho e eu fui totalmente surpreendida. Era muito raro ver pessoas de outros grupos passando e em todos os “destinos” (mirantes, cavernas, jacuzzis), era somente o nosso grupo e imagino que os outros tinham a mesma experiência. A sensação era que só tínhamos nós no lugar, além do respeito máximo a não gritar/falar alto em nenhuma hipótese.


Os outros são no acampamento Kukenan, Base e Tek, são menos úmidos, mais abertos e com terreno mais regular.




Posso levar drone para o Monte Roraima?


Você pode pedir uma autorização ao chegar na Aldeia Paratepuy para carregar o drone. Na época a taxa estava de $ 100, lembrando que pode ser que você simplesmente não consiga voar.




Posso levar um cristal do Monte Roraima?


É uma área protegida e é importante respeitar as regras do parque, como não deixar lixo na trilha e não retirar plantas ou animais da área. Inclusive, é feita uma revista nas mochilas após o trekking para se averiguar se não está carregando algo do parque. Caso esteja, uma multa de valor alto é aplicada a pessoa.


 

Você pode ler o post completo Expedição ao Monte Roraima aqui!

0 comentário

Quem escreve?

Fernanda Diva sorrindo sobre uma montanha de nevada

Fernanda Diva

Design sem nome (18).png

Sou montanhista, viajante, cientista, escoteira, nômade digital, criadora de conteúdo outdoor & fundadora da SOUL AVENTUREIRA. Falo aqui sobre trekking, camping, escalada, montanhas, cachoeiras, praias e muita informação sobre o universo outdoor. 
Acompanhe minhas aventuras
@soul.aventureira!

Aproveite os descontos!

Curso Vivências Outdoor

G0384793_1597165029915(1)_edited.jpg

Fique por dentro!

Seja avisado sobre novas aventuras! Prometo que você só vai receber conteúdo que vale a pena!

Obrigado(a) pela inscrição! Faça parte também da Comunidade Aventureira: clique aqui!

Informações, Equipos e Técnicas

1/3
bottom of page