top of page

Viagem para o Alasca: Tudo que você precisa saber

Atualizado: 12 de jan.


Viagem para o Alasca: o que fazer e o que saber antes de ir?

Se você está em busca de destinos incríveis e experiências únicas, coloque o Alasca como opção para embarcar em uma jornada fascinante. Conhecido como "A Última Fronteira", é um destino de viagem verdadeiramente único. Com sua vasta extensão de paisagens intocadas, vida selvagem exuberante e uma cultura rica, o Alasca oferece uma experiência inesquecível para os viajantes que procuram aventura e beleza natural.


O Alasca é o maior estado dos Estados Unidos e fica localizado a noroeste do Canadá. A maior parte da população vive ao sul, devido ao clima menos rigoroso, porém cada canto do Alasca vai te oferecer algo surpreendente. Mesmo sendo o maior estado, é também o menos povoado do país.

Lar de diversos parques nacionais, com o Parque Nacional e Reserva de Denali sendo o mais conhecido por abrigar o Monte Denali, o pico mais alto da América do Norte, com 6.190m de altitude. O Alasca oferece uma enorme diversidade, com espaços abertos, montanhas, florestas, glaciares e, acima de tudo, paisagens completamente distintas durante as estações do ano.


Se você está planejando uma viagem para o Alasca esse post é para você! Aqui vou compartilhar TUDO que você precisa saber para se planejar para conhecer o maior estado dos Estados Unidos. Vem comigo?


 

O que você vai encontrar neste post?


 

Qual é a melhor época para visitar o Alasca?


Depende do que você deseja fazer, é necessário ter uma ideia das experiências que você pretende vivenciar antes de começar a planejar sua viagem. Além disso, é importante compreender o seu nível de investimento disponível. Mas o que exatamente isso significa?

O verão é a época mais cara para visitar o Alasca, pois é considerada alta temporada para as atividades ao ar livre. É importante ter uma ideia de quando você pretende ir ao Alasca. O clima no Alasca é variado, no inverno as temperaturas são extremamente frias, e a maioria dos visitantes prefere viajar durante os meses de verão, de maio a setembro, quando as temperaturas são mais amenas e as atividades ao ar livre estão em vigor. No entanto, se você estiver interessado em ver a aurora boreal, o período de inverno é mais recomendado.


⚠ Não se esqueça de fazer seu seguro viagem.


Verão: de junho a setembro


É a alta temporada no Alasca, o que significa que os preços são mais altos e as reservas devem ser feitas com antecedência. Nesse período, os dias são mais longos, com uma média de 19 horas de sol por dia. Em certas regiões, ocorre o fenômeno conhecido como sol da meia-noite ou dia polar, quando a região tem luz solar 24 horas por dia durante mais de dois meses nos períodos mais quentes do ano. Essa é uma ótima oportunidade para aproveitar ao máximo as viagens, mas você já imaginou como é viver nesses extremos? Durante essa época, as temperaturas são relativamente amenas, variando de 14 a 22ºC. É o momento perfeito para se aventurar em trilhas, escaladas, montanhismo, rafting, caiaque e desfrutar de tudo o que a região tem a oferecer.



Inverno: de dezembro a março.


Essa é a segunda época mais procurada no Alasca, mas por motivos diferentes. Durante esse período, ocorre o extremo oposto: as noites são muito longas e a luz do sol quase não é vista, resultando na chamada noite polar. É o momento em que tanto os animais quanto os seres humanos entram em um período de hibernação. O Alasca fica literalmente coberto de neve e as temperaturas podem chegar a -30ºC, dependendo da região.


Se você planeja visitar durante essa época, é importante considerar algumas questões, como estradas, parques e estabelecimentos comerciais fechados. No entanto, essa é também a época ideal para realizar atividades de inverno, como esqui, escalada em gelo, trilhas de cross country, snowboard e, é claro, observar a belíssima Aurora Boreal.



Primavera e Outono:


Os meses entre os extremos são considerados as baixas temporadas no Alasca, quando tudo é mais tranquilo e os preços são mais baixos. Essa é a época em que nem é perfeita para ver a Aurora Boreal nem para realizar escaladas, mas ainda é possível ter a sorte de avistá-la e aproveitar algumas atividades. É uma oportunidade para desfrutar de uma experiência mais tranquila e contemplativa. Muitas pessoas optam por visitar durante esses meses e, posteriormente, planejam voltar durante o verão para aproveitar ao máximo as atividades outdoor.



Como chegar no Alasca?


A maioria dos visitantes chega ao